segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cuide da sua beleza enquanto dorme.

Ter cuidados de beleza é fundamental para manter a pele jovem e bonita. Durante a noite é melhor ainda: além de proporcionar bem-estar, é o momento que nossa pele está mais preparada para receber os produtos. À noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve os nutrientes melhor que em qualquer outro período do dia.
Portanto, se você ainda não possui o hábito de fazer um ritual de beleza antes de se deitar, veja aqui algumas dicas para melhorar seu bem-estar e sua beleza.
Graças aos avanços da indústria cosmética, é possível tratar do corpo, rosto e cabelo enquanto você desfruta de suas horas de sono. Confira a seguir o que você pode fazer em prol da sua beleza durante o sono para comece seu dia muito mais disposta e bonita!

Rosto
A limpeza do rosto é fundamental. Quando a pele está limpa, ela está apta a receber os nutrientes com mais eficiência. Tonificar também é importante para eliminar aquela sujeirinha que o sabão não eliminou. Por fim, o hidratante noturno. Prefira produtos que estimulam o colágeno, além de antioxidantes como vitamina C, ácido retinóico e glicólico.
A produção de gordura da pele se intensifica pela noite. Se sua pele é oleosa, use um creme para diminuir os poros e controlar a oleosidade. Se você tem facilidade para cravinhos, tenha também um esfoliante suave para estimular a saída deles e prevenir o aparecimento de novos.
Olheiras
Use cremes específicos para olheiras na região dos olhos para amenizar a aparência pela manhã.
Lábios
Aproveite a noite para manter os lábios hidratados e evitar as rachaduras.
Corpo
Aplique um bom hidratante no corpo inteiro antes de ir para cama. Melhor ainda se o creme unir princípios da aromaterapia: assim, você consegue acalmar a mente ao mesmo tempo em que hidrata o corpo.
Mãos
Depois de um dia inteiro de trabalho — expondo as mãos a vários produtos e até ao sol —, o melhor momento para cuidar das mãos é à noite, uma vez que elas vão ficar em repouso sem precisar serem lavadas. É durante a noite que os ingredientes irão agir sobre a pele. Portanto, use bons hidratantes nas mãos e não se esqueça de hidratar as unhas.
Pés
Não se esqueça dos pés: a noite é a melhor hora de hidratar os pés. Prefira cremes específicos rico em uréia (ativo com alto poder de hidratação).
Bronzeado
Se você quer ficar longe da brancura, conte com a ajuda dos autobronzeadores. Mas para que o resultado fique perfeito e o produto não meleque seu lençol, é essencial que você espalhe o autobronzeador de maneira uniforme. Espere 20 minutos e vista seu pijama. Em seguida, vá tranquila para cama, certa de que acordará com outro visual.
Cabelo
Existem várias marcas de leave-in noturno para hidratar o cabelo enquanto dormimos. Esses produtos contêm agentes que recuperam, nutrem e protegem as fibras capilares das agressões sofridas durante o dia. O produto pode ser aplicado sobre os fios úmidos ou secos (os cabelos não fica sebosos). E pode ficar despreocupada: o creme não mancha a fronha do travesseiro.
Dormir bem já é um embelezador natural, e essas dicas podem melhorar ainda mais sua auto-estima e bem-estar.

E vocês, cuidam da beleza enquanto dormem?

Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo.

Meninas queda de cabelo é um assunto cercado de mitos. Veja algumas das idéias que mais circulam sobre esse assunto e confira o que é verdade e o que não é.

"Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar."


Mito: Pelo contrário, uma boa higienização do couro cabeludo reduz a queda. Manter os cabelos sujos impede o crescimento e obstrui os poros. A lavagem apenas ajudará os fios que já estão soltos a se desprender com mais facilidade.

"A limpeza do couro cabeludo diminui a caspa."


Verdade: A limpeza do couro cabeludo com xampus destinados a remover as escamas, oleosidade e fungos diminuem a seborréia. Para elimá-la por completo, entretanto, o paciente também deverá eliminar os fatores agravantes e reguladores da doença.

"Tinturas e descoloração fazem cair mais cabelos."


Mito: O uso das tintas não é bom para o cabelo (já que tem componentes como o amoníaco que danificam a estrutura capilar). Contudo, a tinta danifica apenas o cabelo, e não o couro cabeludo — portanto não influenciará a queda de cabelo..

"Os cabelos crescem mais rápido no verão."


Verdade: O sol estimula o crescimento. Isso acontece porque ele estimula alguns hormônios que fazem com que os cabelos cresçam mais rápido.

"Secador e chapinha causam queda."


Mito: O uso correto e moderado não prejudica; o abuso, sim, pode danificar os fios. O ideal é utilizar o secador à baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não danificar o couro cabeludo.

"Cabelo muito oleoso e com caspa intensifica a queda."


Verdade: A oleosidade impede o crescimento saudável, causando queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo — e esses podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

"A alimentação influencia na queda de cabelo."


Verdade: Uma alimentação com vitaminas e minerais são essenciais para manter o cabelo bonito. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

"No inverno há piora da caspa."


Verdade: O clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade no crescimento e maturação celular. Outro fator que incfluencia bastante são os banhos muito quentes, que pioram o estado seborréico.

"O uso de condicionador pode causar queda de cabelo."


Mito: O condicionador não causa a queda de cabelos; o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, pois isso pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

"No outono os cabelos caem mais."


Verdade: A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

"Usar bonés e chapéus faz cair cabelo."


Mito: O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode em algumas pessoas (que não tiram o boné da cabeça o dia todo) agravar doenças como a dermatite seborréica — esta sim podendo contribuir para a queda.

"O estado emocional e de estresse interferem na queda."


Verdade: Fatores emocionais já foram comprovados cientificamente como agravantes da queda em pacientes predispostos. O estresse provoca no corpo alterações que levam à perda dos fios e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais consequentes a esse estado podem também potencializar a queda.

"Cortar as pontinhas dos fios ajuda no crescimento."


Mito: O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

"Alisamentos causam queda de cabelo."


Mito: O alisamento age nos fios e não na raiz dos cabelos. Quando o alisamento é feito corretamente e com intervalos, não há influência na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência à quebra.

Você sofre de TPM ?

     Meninas :A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e emocionais que muitas mulheres sentem, geralmente de 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual.
Durante cada ciclo menstrual, o organismo da mulher sofre importantes modificações no nível de seus hormônios sexuais, especialmente estradiol e progesterona.
Tais modificações hormonais podem causar efeitos físicos e psicológicos, tais como: alterações de humor, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, ansiedade, insônia e outros.

Causas da TPM

A causa mais comum da TPM está relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Essas oscilações hormonais podem causar retenção de líquido e de sal no organismo.
Deficiências vitamínicas (como de vitamina B6) ou de ácidos graxos (como o ácido linoléico); assim como hábitos alimentares, estilo de vida, ausência de atividades físicas e stress também podem estar relacionados aos sintomas. Isso por que, ao se fazerem complementações vitamínicas e mudanças no estilo de vida, foram observadas melhoras nos sintomas da TPM.
Alguns pesquisadores acreditam que a deficiência de cálcio e magnésio (que afeta a comunicação entre as células nervosas) ou o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)também pode causar os sintomas da TPM.
Você sofre de TPM?


Sintomas da TPM

TPM
As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam em cada organismo:
  • Depressão e pensamentos negativos
  • Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação
  • Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição
  • Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais
  • Dificuldade de concentração
  • Cansaço, fadiga fácil, falta de energia
  • Acentuada alteração do apetite
  • Distúrbios do sono
  • Sensação de estar fora do próprio controle
  • Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Ganho de peso ou sensação de inchaço

Tratamento da TPM

Por se tratar de uma síndrome, não existe tratamento 100% eficaz já que os sintomas variam muito para cada mulher. Entretanto, existem medidas que ajudam muito:
  • Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional (que suspende a ovulação).
  • Opte por alimentos mais saudáveis, incluindo na sua dieta mais verduras e frutas, além de praticar atividades físicas.
  • Desintoxicação do fígado. O objetivo da desintoxicação é evitar um desequilíbrio nos níveis hormonais, principalmente entre o estrogênio e a progesterona. As funções metabólicas do fígado são muitas: ele está diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios.
  • A desintoxicação inclui aumento da ingestão de líquidos, fibras, frutas e vegetais. Além disso, deve-se evitar a ingestão de alimentos que aumentam a formação de toxinas, como carnes gordurosas, açúcar, álcool e cafeína em excesso.
  • Experimente suplementos multivitamínicos; ou opte pelos específicos, como vitamina B6, cálcio, óleo de prímula, magnésio, ginkgo biloba, proteína de soja, isoflavonas e vitamina E.
  • Auto percepção, autoconhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM, trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.

Tipos de Pele :

                 Meninas ,a qualidade e o tipo de pele iniciais são sempre determinados geneticamente. No entanto, ao longo da vida, a saúde e a beleza de sua pele irão depender da alimentação, do estilo de vida e do seu ambiente.A pele tem a função de proteger os tecidos subjacentes, regular a temperatura e reservar nutrientes, além de conter terminações nervosas sensitivas.

Cuidados com a Pele

Para manter a pele macia, bonita, saudável e com elasticidade é importante tomar alguns cuidados: limpar, tonificar, utilizar hidratantes, ingerir líquidos e alimentos saudáveis, além de proteger diariamente contra os raios solares.
Depois de se identificar com algum desses tipos de pele, o segredo para manter qualquer tipo de pele é fazer uma alimentação balanceada, comendo nutrientes, minerais e fibras, fazer exercícios físicos diários e beber muita água.

Tipos de Pele

Cada tipo de pele pede cuidados diferenciados. Para aprender qual o seu tipo de pele e quais os cuidados necessários, conheça os tipos específicos de pele:

Pele Seca :

A pele seca é pouco comum em climas tropicais. É uma pele com característica seca, opaca, fina e sensível. Além disso, tem a aparência de pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade.
Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favorecem o ressecamento da pele, além do envelhecimento natural. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas.
A pele seca tem um aspecto ressecado e com tendência a se descamar. Está propensa a ter rugas e linhas de expressão mais rapidamente que os outros tipos de pele.
Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade.

Cuidados com a pele seca :

Na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, pois vai ressecar ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca.
Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca, não use loções a base de álcool ou adstringente.
Para hidratar, use e abuse de hidratantes na forma de cremes, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células.
Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar do desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência.


Pele Normal:

A pele normal tem textura suave, delicada e saudável. Ela apresenta um tônus adequado quanto à elasticidade e a gordura natural é produzida na quantidade certa.
Os poros desse tipo de pele são pequenos, finos e pouco visíveis. De um modo geral, aparecem sempre no mesmo tom da pele, deixando assim a pele bonita, com brilho natural e lisa.
A pele normal é clara e está pouco propícia a desenvolver manchas e espinhas. Sendo assim, refletem boas condições de saúde e são sempre mais fáceis de cuidar.
A pele normal é o tipo de pele que todos gostaríamos de ter, pois significa que a pele está funcionando equilibradamente. Contudo, devido à sua predisposição a tornar-se seca, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem ressecamento.


Pele Mista :

A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.
A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas. A pele possui uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência a descamação. Em certas regiões (secas) é necessário um cuidado maior com relação à hidratação.
Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Pele Oleosa :

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida.
Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética. Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.

Poros Dilatados :

Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção.
Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.


Limpeza:A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.

Esfoliação:A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.

Tonificação:A tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele.
Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele.
Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece.

Hidratação:Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.

Proteção Solar :Utilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

Maquiagem:Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é extremamente importante que a pele esteja limpa e tonificada. Utilize base facial livre de óleo e use um pó facial para tirar o brilho excessivo da pele. Mas cuidado para não usar maquiagem em excesso, pois isso pode deixar a pele ainda mais oleosa.

Pele Sensível:A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.
Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas  além de também serem muito propensas à descamação.
Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos.De um modo geral as peles claras têm mais tendência a apresentar sensibilidade.

Cuidados com a pele sensível:Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele, passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.O tônico deve ser suave, sem álcool. A hidratação também deve ser feita com produtos especiais, já que produtos comuns podem causar alergia.

Cuidados pela Manhã:

A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.
  • Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação.
  • Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.
  • Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.
Cuidados á noite :
  • Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza.
  • Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.
  • Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
  • Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.
Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

Dicas para pele Sensível
  • Na hora da maquiagem prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.
  • Evite cosméticos resistente a água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.
  • Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.
  • Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.

 

Informações Adicionais

A pele é dividida em:
  • Epiderme: A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. É nessa parte mais profunda que se produz a queratina — proteína resistente e impermeável responsável pela proteção.
  • Derme: É um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. A derme é constituída por colágeno, elastina e proteínas.
A pele é o maior órgão do organismo e requer cuidados especiais. Caso contrário podem surgir problemas como:
  • Ressecamento: provocado pela falta de alimentação natural, que proporciona hidratação à pele, e ainda a não utilização de hidratantes de pele de origem cosmética ou farmacêutica.
  • Queimaduras: provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes e outras.
  • Alterações de coloração: provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.

Você se protege da luz do computador ?


Bom dia meninas ,hoje eu quero falar de um assunto bem interessante que muitas pessoas não dão atenção. As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível.A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, ou a luz do computador e da claridade que entra através da janela.

O que a luz visível causa na pele?
A luz do computador e de lâmpadas fluorescentes podem causar pigmentação e melasmas (manchas escuras na pele) e também envelhecimento. A luz visível é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).
Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que a exposição à luz solar, os especialistas afirmam que todos devem se proteger, principalmente pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus).
É claro que se você ficar um dia ou outro sem proteção, não vai causar nenhum dano a sua pele. O problema é essa exposição sem proteção a longo prazo.

                                         O que usar para se proteger da luz visível?


A maioria dos protetores solares protegem apenas contra os raios ultravioletas UVA e UVB, e não protegem da luz visível. O único tipo de produto que bloqueia o efeito da luz visível na pele são os filtros físicos, que refletem e dispersam a energia da luz, construindo uma barreira física às radiações solares.
Pode ser uma base ou aquele filtro mais grossinho (que deixa branco), que tem partículas de zinco e funciona como um filme protetor que impede que a radiação ultrapasse a pele. A pomada Hipoglós também protege contra luz visível.
Além da base também pode ser usado pó ou base em pó. O ideal é que a maquiagem tenha um fator de proteção entre 10 e 20 — não precisa mais do que isso. Mas caso você se exponha à luz solar, aí sim: fator de proteção 30 ou mais!
É isso aí, mulherada: vamos usar base então! Tenho uma tia que tem uma pele linda e sem rugas, ela usou base a vida inteira…
Sei que tem meninas que não tem o hábito de usar base, mas saibam que a base — quando de boa qualidade — protege contra o sol, luz visível, poluição, vento, frio e ainda hidrata e deixa a sua pele mais bonita.